Proteção solar, foto-envelhecimento cutáneo

by - 05:21

Proteção solar e foto-envelhecimento cutáneo



Nos países asiáticos o uso de proteção solar é cultura, é um hábito comum na grande maioria das pessoas.  Aqui pelo ocidente a cultura da pele bronzeada ainda prevalece, é a loucura de muitas pessoas. Porém esquecemo-nos dos maleficios que o sol tem para a pele. 

O que é o foto-envelhecimento cutáneo?

A pele envelhece e perde a sua apariencia jovem de forma natural com o decorrer do tempo. Aparecem as arrugas e as linhas finas em volta dos labio, as manchas na superfície das mãos. 
A pele é composta por 3 camadas:
  • Epiderme, camada exterior;
  • Derme, camada intermedia;
  • Hipodermis, camada interna 
A derme contem colágeno, elastina e outras fibras que dão suporte a estrutura celular da pele. São estes elementos que dão a pele a sua apariencia jovem e saudável e que são danificados pela radiação ultravioleta(UV).  A radiação que afecta a pele é composta por dois tipos diferentes de ondas, raios UVA e UVB.  Quando a radiação UV, atinge a pele, as células produzem melanina na epiderme, como forma de reação a radiação, produzindo o bronzeado.



Os raios UVB são mais curtos que os UVA, são responsaveis pelas queimaduras solares.
Os raios UVA são responsáveis por grande parte dos danos associados ao foto-envelhecimento. Os raios UVA penetram profundamente na derme, danificando as fibras de colágeno.  Este dano provoca o aumento anormal de elastina. O aumento da quantidade incomum de elastina resulta da produção de enzinas denominadas metaloproteinases. Estas enzimas encarregadas de reconstruir o colágeno danificado, pelo seu funcionamento anormal e pela degradaçao do colágeno resultam numa reconstrução incorrecta da pele.  A pele incorrectamente reconstruida forma arrugas, a perda de colágeno resulta numa pele mais seca e arrugada. Por isso é normal que as peles maduras sejam mais secas, pela falta de colágeno da mesmas.

A melhor maneira de combater o foto-envelhecimento cutáneo é através da presenção. Aplicação diaria de protector solar com factor de proteção (FPS) superior a 30 em áreas expostas ao sol.

Abaixo deixo-vos um link do YouTube que mostra a exposição da pele a radiação e o que o protetor solar faz na pele.


Sigam-me nas redes sociais: 

Instagram: @dianamfpires
Tumblr: dianapires


Loja de confiança: 

Instagram:@carolinaharume


Parcerias:

Natalia Lima 
Instagram:@flor_do_oriente13

Natalia Arasaki 
Instagram:@natalia_arasaki


Até ao próximo post, sejam feliz!

Próximo post protectores solares japoneses.












You May Also Like

0 comentários