Rutina de cuidado facial: versão Coreana; 10 steps of skin care

by - 21:50

Rutina de cuidado facial: versão Coreana




Hoje venho-vos falar dos passos da rutina de cuidados facial coreana, uma rutina meticulosa, longa, mas que contem, tal como a versão japonesa, os seus benefícios para a pele. A rutina facial Coreana costa de 10 ou mais passos, diarios uma loucura, sim e não. Explico, esta loucura de passos fundamenta-se no "sistema de camadas/capas". A aplicação dos produtos numa determinada ordem, de modo a que os vários níveis da pele, poção absorver, os nutrientes de maneira mais eficiente e os princípios activos dos cosméticos. Cada produto tem uma consistência diferente e uma função especial. Geralmente começamos com a consistência mais líquida, terminando com um produto mais denso e pesado. De aplicação para aplicação deve esperar pelo menos 30 segundos para ser bem absorvido antes de aplicar o produto seguinte. Tão importante quanto esta ordem de aplicação, é a constancia de uso. É uma rutina que com o hábito e a repetição da mesma, melhora significativamente a pele.

Então vamos lá a explicação de cada etapa de cuidado, as coreanas seguem as seguintes etapas:

1-Pre-Cleanse (noite)

Explicações: esta 1º etapa de cuidado faz-se a noite, com a finalidade de remover a maquiagem e o protector solar. Pode ser feita com desmaquillante, agua micelar; óleo de limpeza ou BB cleanser( sao sabões específicos para retirar BB creams).

BB cleanser 
Óleo de limpieza 


Lenços desmaquillantes 


2- Cleanse 

Explicações: Esta 2º etapa consiste na limpeza facial, da mesma forma que na versão japonesa, utilizassem sabões faciais de textura pastosa que tem de se emulsionar bem antes de usar. Um dos truques usados pelas coreanas é, depois da limpeza atirar agua fría 7 vezes para a cara, desta forma ajudamos a fechar os poros abertos durante o processo de limpeza.



3- Exfoliação ( noite e em dias pontuais dependendo do tipo de pele)

Explicações: Depende do tipo de pele a realizaçao desta etapa, pele seca 1 vez por semana ou cada 15 dias, pele mista 1 vez por semana, pele oleosa 2 vezes por semana. Pele sensível e reactiva depende da tolerancia da mesma 1 ou 2 vezes por mes.  Existem varios tipos de exfoliantes, mas o mais diferente e o peeling gel que exfolia a pele por contacto e nao contem particular exfoliantes.

Peeling gel
Exfoliante com granulo 

4- Toner/locion/boster 

Explicações: Tal como na rutina japonesa este "loção"não tem a funçao do tónico, comúnmente usado na rutina habitual das ocidentais. Ou seja, nao faz parte da limpeza da pele, mas sim tem como função balancear o PH da pele e preparar-la para receber os restantes productos. Pode ser aplicado com algodão ou a toques com as mãos no rosto.


5- Essence 

Explicações: A aplicar da essência é o passo mais importante, na rutina de cuidados da pele, das coreana. Este produto melhorar e ajuda no processo de renovação celular. Este enriquecida com numerosos activos, aumenta a elasticidade e firmeza da pele. Geralmente tem textura líquida podendo também ter a textura de um gel. Aplica-se com as mãos a toque no rosto.

Textura em gel
Textura líquida



6-Máscaras

6.1Face Mask 
6.2Sheet mask 

Explicações: Estas máscaras podem de ser de dois tipos, de em pasta que se tem que retirar depois com agua tibia ou de tecido.
As máscaras de usar e lavar sao usadas para diverças funçoes, limpeza, astringente, humectante...
Máscaras de tecido impregnadas de principios activos. Existem máscaras para  diversas funções; hidratante, control de oleosidade, blanqueadora... Podem ser aplicadas todos os dias de manhã e a noite.



 


7- Serum/ ampoule

Explicações: Estes serums são mais concentrados dos que encontramos habitualmente aquí pelo ocidente. Habitualmente as coreanas usam 2 a 3 serums diferentes durante a semana, cada um com uma função, para ajudar os varios problemas de pele. Existem uma infinidade de serums/ampoule com texturas desde as mais líquidas as mais espessas. Recomenda-se usar apenas 3 gotas deste produto, uma vez que tem alto teor de activos. A aplicação faz-se deitando 3 gotas de produto na mão aquecer o produto e aplicar com pressão no gosto.


8- Contorno de olhos 

Explicações:Cremes com texturas desde gel a cremes mais untuosos. Aplica-se a toques ao longo do contorno dos olhos. 




9- Hidratante 
9.1  Emulsion
9.2 Creme 

Explicações: A emulsion é um creme de textura mais líquida, um extra de hidratação, para além da hidratação pode ajudar outros problemas de pele.
Os cremes são de textura em gel ou creme mais concentrado. Aplica-se primeiro a emulsion e depois o creme.  

10- Sleeping pack( noite) 

Explicações: Os Sleeping pack são máscaras que de deixam toda a noite para aportar mais hidratação a pele. De textura em gel ou creme aplicam-se antes de ir dormir, e retiram-se de manhã com agua.   

11- Protector solar (dia) 

Explicações:Para finalizar os cuidados diurnos o protetor solar que é cultura nos pais asiáticos. 



12- Face mist( dia)

Explicações: Bruma facial que se utiliza durante o dia para promover a reehidrataçao da pele.





Amimem-se a experimentar esta tipo de rutina, verão que vale a pene dedicar um tempo ao cuidado da pele, porque as arrugas não se choram, previnem-se.



Sigam-me nas redes sociais: 

Instagram: @dianamfpires
Tumblr: dianapires


Loja de confiança: 

Instagram:@carolinaharume


Parcerias:

Natalia Lima 
Instagram:@flor_do_oriente13

Natalia Arasaki 
Instagram:@natalia_arasaki

Até ao próximo post, sejam feliz!

You May Also Like

8 comentários

  1. oi Diana, estava lendo melhor sobre cosméticos japoneses e coreanos. Será que os cosméticos coreanos são melhores que os japoneses, ou os dois são bons igualmente? Sabe me dizer? bjos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nadia! A minha opinião pessoal é a seguinte. A cosmetica coreana é muito mais natural e tem mais investimento em desenvolvimento dos produtos. Utiliza mais matérias naturais. Não usa óleo mineral na formulação. Cada 6 meses saem produtos novos e reformulações. Na Coreia o cuidado da pele é cultura e tanto homens como mulheres consomem muito e são muito críticos com as fórmulas. A cosmetica japonesa utiliza álcool e óleo mineral em cosmeticos mais low cost. Eu pessoalmente adoro os sabonetes faciais japoneses e os protectores solares. Quando compro algo se cosmetica japonesa sempre dejo os componentes da fórmula. Não sei dizer qual é melhor eu tenho uns quantos produtos japoneses na minha rutina e outros tantos coreanos. É questão de gostos. Porque os cosméticos japoneses de alta gama são muito bons. Enquanto os coreanos mais baratos tem uma boa formulação. Por isso quando faço resenhas dos produtos ponho os ingredientes. Eu pessoalmente não gosto de usar óleo mineral. Mas isso é questão de gostos. Ambas têm coisas boas. Depende também do tipo de pele. Para peles oleosas a cosmetica japonesa é muito boa. Para pele seca que é o meu caso eu prefiro usar cremes coreanos porque tenho melhores resultados. Acho que depende do tipo de pele e das preferências enquanto a fórmula. Eu recomendo as duas. É questão de experimentar. A cosmetica coreana é bastante barata e é mto boa, a de alta gama então nem se fala é extraordinária. A japonesa de mais baixa Gama N é má mas costuma ter alguns ingredientes que eu N gosto, mas a cosmetica de alta gama japonesa é excelente. Depende do que quiseres gastar. 😜😘

      Eliminar
    2. Nadia quando tiver algum tempo! Faço um post comparativo dos dois tipos de cosmetica!

      Eliminar
    3. Oi Diana, muito obrigada pelas explicações e por trocar informações comigo, a partir de agora vou começar a prestar mai atenção aos componentes...vou aguardar seu post comparativo, esse tema é mto interessante, eu particularmente me interesso muito!! Obrigada! Bjos

      Eliminar
  2. Só mais uma coisa: ainda não recebi o prêmio do sorteio, poxa é uma judiação esses produtos maravilhosos ficarem perdidos por aí...rss...te como você me passar o código de rastreio pra eu acompanhar por aqui?muito obrigada de novo :)

    ResponderEliminar
  3. Se puder, me passe as marcas coreanas e japonesas que você considera de alta gama, este ano pretendo seguir essa rotina de cuidados...bjs :)

    ResponderEliminar