Protectores solares asiáticos e ocidentais

by - 12:57

Protectores solares japoneses/ coreanos nomenclatura e diferenças com os ocidentais 














No post anterior, falamos de proteção solar e foto-envelhecimento da pele. Deixo o link abaixo se não viram ainda. 

Hoje vamos falar das principais diferenças dos protectores solares ocidentais e asiaticos, as nomenclaturas usadas em ambos.

Nomenclatura usada nos protectores solares ocidentais: 

FPS-Factor de Proteção Solar
PPA-Persistent Pigment Darkening( a tradução com sentido, seria o escurecimento da pele, produção de melanina)

Todos os protetores  solares contêm a indicação do FPS (Factor de Proteção Solar), que pode variar de 6 à números superiores a 50.
O que ocorre é que o índice de FPS serve apenas para proteção dos raios UVB, portanto não se aplica contra os raios UVA.
Para a proteção dos raios UVA, a União Europeia,  utiliza o método PPD(Persistent Pigment Darkening),  identificando o valor real do fator (PPD10, por exemplo) ou ainda acompanhado deste símbolo:


E o valor mínimo para proteção UVA encontrado é de 1/3 do FPS. Por exemplo: se o FPS é 30, então o mínimo recomendado é de 10. Não confundir com FPS 50+, pois a União Européia não permite que os fabricantes indiquem o valor real do FPS caso o protetor tenha mais do que 50. Esse + é apenas para isso. Quando procurarem um protector solar ocidental tem de reparar na FPS e no PPA ou que tenha o símbolo UVA. 

Exemplos:
Como veêm, este indica o FPS e tem o símbolo de UVA.
Este protector só tem FPS



Nomenclatura usada nos protectores solares asiáticos: 

Todos os protetores  solares contêm a indicação do FPS (Factor de Proteção Solar), que pode variar de 15 à números superiores a 50.

O Japão  criou o método PPD (Persistent Pigment Darkening), amplamente utilizado pelas empresas dermocosméticas – que indica pelo número de “+” o índice de proteção UVA.

PA+: baixa proteção contra os raio UVA. PPD de 2 a 3,99

PA++: média proteção contra os UVA. PPD de 4 a 7,99

PA+++: alta proteção contra os UVA. PPD 8 ou maior.

PA++++: máxima proteção contra os UVA. PPD 16 ou superior. 

Exemplos: 




No Japão começou-se a usar além do FPS e PA otras nomenclaturas, relativamente a resistencia a agua. 

Waterproof; A prova de agua 
Water resistant; Resistente a agua 
Very water resistant; Muito Resistente a agua 

Shiseido WetForce protetor solar

Shiseido laça uma linha de protetores solares, que têm chamado WetForce, que não só não perdem eficiência quando entrar na água mas supostamente aumentar a sua proteção quando molhado. Isto é possível? De acordo com as evidência, tudo aponta  que sim, que aumentam a sua eficácia contra a radiação UV em até 20%. Como? Graças aos seus ingredientes capazes de formar uma película sobre a pele, que contêm polímeros com cargas negativas  que em contacto com água  se expandem e criam uma película de proteção.








Esclarecida a nomenclatura usada vamos as principais diferenças quanto a textura. Os protectores solares ocidentais são mais untuosos e deixam a pele esbranquiçada, embora últimamente, estejam a ser lançados novos protectores que já não pesam tanto na pele. Os protetores solares asiáticos sao mais fluidos tendo uma textura mais em forma de gel, que se absorve rapidamente na pele. 




Sigam-me nas redes sociais: 

Instagram: @dianamfpires
Tumblr: dianapires


Loja de confiança: 

Instagram:@carolinaharume


Parcerias:

Natalia Lima 
Instagram:@flor_do_oriente13

Natalia Arasaki 
Instagram:@natalia_arasaki


Até ao próximo post, sejam feliz!

You May Also Like

4 comentários

  1. eu adoro protetor solar amei a resenhas.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19/11/16

    Usar a foto alheia pra divulgar sua loja?! Dá tanto trabalho assim pra tirar uma foto pro seu blog?!

    ResponderEliminar
  3. Não da trabalho tirar uma foto para o blog, simplesmente ao não ter disponível os produtos que estava a falar, usei fotos de pesquisa no google. Mas diga-me qual a foto que usei indebidamente e retiro-a. Quanto a divulgar a minha loja, peço desculpa mas eu não tenho nenhuma loja, só o blog. Obrigado por comentar, aguardo resposta para poder actualizar o post e não causar mais constrangimentos. Boa continuação

    ResponderEliminar