Os segredos de beleza das japonesas

by - 18:16

Os 10 tips de beleza das japonesas 





As ocidentais invejamos a pele das asiaticas, eu pelo menos invejo, essa pele de porcelana. As japonesas e coreanas tem uma pele inmaculadamente branca. Este facto é algo cultural, não veremos uma japonesa a torrar al sol na praia, enquanto por cá ainda existe muita a cultura do brozeado. Quando comecei a procurar mais sobre cosmética asiática, percebi a importancia que os cuidados com o sol, tem para poder ter pelo menos um aspecto mais saudável. Nunca fui muito apaixonada por praia, mas antes até achava graça a estar morena, eu sou bastante branquinha de pele, tenho continuado a estar branca, porque deixei de parte a ideia de bronzeado, para me preocupar por ter uma pele mais saudável. Uma opção pessoal. 
Aqui no blog ja falei do foto-envelhecimento cutáneo. Abaixo deixo o link para que vejam um pouco mais dos efeitos nocivos do sol para a pele.  


Com isto, não crítico quem goste de sol, praia e pele bronzeada, sempre e quando se tenhas os cuidados necessários, acho que passa por uma opção pessoal. 
Voltando ao tema do post de hoje, vou apresentar alguns segredos de beleza das japonesas. 

1- Alimentação 

Uma boa alimentaçñao é a base para a manutenção de uma pele e de um corpo saudável. Então o que a principal diferença esta na dieta japonesa, uma dieta rica em legumes, verduras, algas, soja e peixe, fontes em ômega 3 que ajudam a inibir os processos inflamatórios que são responsáveis pelo envelhecimento cutáneo.  A dieta japonesa caracteriza-se também por ser baixa en carne vermelha e açucar. 





Este sería um esquema guia da alimentação japonesa
















2- Chã Verde 

O chá verde é a bebida mais consumida no Japão. É uma bebida rica em propriedades antioxidantes, antibacterianas, anti-inflamatórias que protegem as células dos nosso corpo dos efeitos dos radicais livres. Ajudar a prevenir o envelhecimento. Também é comum entre as japonesas aplicarem produtos à base de chá verde sobre a pele para reduzir a oleosidade e a incidência de acné. 

Propriedades gerais do chã verde: 

  1. Proteger as células do organismo;
  2. Retardar o envelhecimento celular;
  3. Combater o colesterol;
  4. Prevenir doenças do coração;




3- Proteção solar; 

Indispensável na sua rutina de cuidados faciais e corporal. Uso generalizado de protector solar tanto por homens, como mulheres.  Existem também outros cuidados como usar sombrinhas e chapéus de abas largas. As japonesas evitam andar sob o sol forte, especialmente em horas de maior incidência UV, mantendo a pele dessa forma, protegida e saudável. 




4-Rutina de cuidados diaria, para o dia e para a noite; 


Já fiz um post aqui no blog sobre este tema. Abaixo deixo o link. 


As japonesas são metódicas nos cuidados com a pele, dedicam algum tempo ao seu cuidado pessoal, conseguindo assim resultados, pela constancia nos cuidados. Esta rutina é algo cultural, é passado de mães para filhas. Tendo em conta que a industria de cosmética japonesa é uma das mais fortes na área de inovação e investigação, e cada ano surgem novos lançamentos. 





5- A importancia da limpeza da pele, double cleansing; 

O double cleansing, é uma técnica usada pelas japonesas que se divide em duas partes, já falei desta técnica aqui no blog, abaixo deixo o link. 
1-  Limpeza (double cleansing); que se divide nas seguintes sub-etapas
1.1 Cleasing 
1.2 Washing







6- Lotion e as duas fases de hidratação;

Apresento- vos o que já tinha escrito sobre este tema em post anteriores no blog, abaixo esta o link. 

Lotion

Explicações; as loções são muitas vezes comparadas aos tónicos ocidentais, mas na verdade tem funções muito diferentes.  As loções são a primeira etapa de hidratação do rosto. Ao ser líquida penetra em profundidade na pele, ajudando a que os restantes ítems usados depois penetrem melhor na pele.






As duas fases da Hidratação; 


6- Milk Lotion / emulsion  
Explicações: 
É creme ligeiro, textura mais líquida que potencia ainda mais a hidratação, algo entre un serum e um creme, com características dos dois.






7- Cream 
Explicações; 
Creme de contorno de olhos e creme de cuidado:






7- Massagem facial: 


Este é talvez o ponto dos cuidados faciais mais "unico" das japonesas. Existem varias técnicas de massagem específicas para cada situação e função. 
Proximamente farei um post sobre a massagem que eu faço e os resultado. 







8- Pouca maquiagem; 


Ao contrário de nos as japonesas tem um ideal de rostro maquilhado diferente do nosso. Podem até estar com alguns produtos aplicados, más a intenção e um rosto clean. Diferenças culturais na forma como aplicamos a maquiagem. Não poço falar muito deste tema, porque só me maquilho em ocasiões  especiais ou mais no inverno, durante a semana só aplicó bb cream e pouco mais. 





































9- Ritual do banho; 

Depois do banho, limpeza do corpo con gel de banho e cabelo, vem a melhor parte: um banho de imersão em um ofurô ou em um onsen (águas termais). É como um ritual, que promove não só a limpeza do corpo como da alma. 
Colocam-se sais de banho ou um pouco de óleos com essências naturais, que ajudam a embelesar a pele, relaxar o corpo e acabar com qualquer stress, além de contribuir para uma boa noite de sono.
Sobre este tema farei um post mais extenço no blog, uma vez que é algo diferente, vale a pena explicar mais, próximamente terão post . 










10- Auto-estima 


A beleza vem de dentro para fora, soa a título de auto-ajuda, mas é verdade. Trabalhar a auto-estima e aprender a amar a si mesma é o primeiro passo para  que uma mulher se transformar em uma pessoa bela e atraente. No Japão, por exemplo, existe um conceito maravilhoso chamado de Mienai oshare 見えないお洒落, que pode ser traduzido como “beleza invisível” ou “beleza escondida”. Trata-se de uma beleza que não precisa ser apresentada e nem vista por ninguém, mas que irradia de dentro para fora. Refere-se a algo que não pode ser comprado, faz paete da nossa condição humana. É saber saborear as pequenas alegrías da vida, os momentos de felicidade. Trata-se de um conjunto de atributos inerentes ao ser humano como equilíbrio, confiança, bondade, calma, delicadeza, feminilidade. Essas qualidades são essenciais, mas muitas vezes esquecidas ou deixadas em segundo plano. 
Por isso vamos deixar que esta beleza sai de nós, que vejamos mulheres, que mesmo não sendo perfeitas, segundo os padroes sociais, somos nós, e temos algo que aportar. Somos seres únicos, e a diferençás fazem de nós seres impares. 






Este post terá uma segunda parte. Fiquem atentas. 



Sigam-me nas redes sociais: 

Instagram: @dianamfpires
Tumblr: dianapires
Printerst: Diana Pires
Twitter:@dianamfpires


Loja de confiança: 

Instagram:@carolinaharume


Parcerias:

Natalia Lima 
Instagram:@flor_do_oriente13

Natalia Arasaki 
Instagram:@natalia_arasaki


Até ao próximo post, sejam feliz! 

You May Also Like

0 comentários