Tip: Anti-Aging skincare

by - 16:54

Anti-Aging skincare quando começar?



O post de hoje está dedicado a ações preventivas para retardar o envelhecimento cutâneo. As vezes esperamos que um creme faça milagres, quando já existe um dano na estrutura da pele, por isso é importante começar a usar tratamentos anti-idade mesmo antes do aparecimento das primeiras linhas de expressão. É complicado de entender, mas a verdade é que nada no mundo da cosmética, faz milagres, só a constancia e cuidados extras fazem que a pele envelheça mais lentamente, mas envelhecera igual. Antes de começar com o post, permitam-me uma reflexão pessoal, de como vejo o envelhecimento, hoje aos meus 31 anos. 


Vivemos numa sociedade onde a palavra envelhecimento assusta. Vivemos na ilusão de uma eterna juventude, por isso, cada vez mais, dedicamos tempo e dinheiro ao nosso cuidado pessoal. Eu sou uma dessas pessoas. Más mais que as rugas o que me assusta do envelhecimento é a perda de autonomia, a doença crônica, a solidão da velhice... Como enfermeira geriatrica, lido todos os dias com essa problemática, e começo a ver as rugas como algo normal, sinal de uma vida "vivida", de que o tempo passou por nós, pela nossa pele, dando-nos sabedoria e histórias. Fizemos o nosso caminho e como tal a nossa pele reflete esse mesmo caminhar.  Mas como tudo, vamos tentar que a passagem dos anos não se noto tanto na pele. Desde adolescente a minha mãe incutiu em mim o cuidado da pele, deveria ter-lhe feito mais caso, mas como tudo na vida só em determinados momentos nos questionamos sobre o nosso aspecto. Durante muitos anos a minha vida girou em torno a outras problemáticas, e fui bem sucedida nessas áreas, fui muito feliz, sendo uma adolescente e jovem adulta despreocupada, que só lavaba a cara com agua fría para acordar. Mas fui mudando e hoje, quando a preguiça não bate a porta dedico algum tempo a cuidar de mim. 

Quando começar com uma rotina de Anti-Aging skincare?  


A resposta não é fácil, o meu dermatologista diria que a partir dos 25 anos é a melhor época para começar. Porque a partir desta idade a nossa pele deixa de se regenerar correctamente. Algumas pessoas, dependendo da genética e da exposição solar ao longo da sua vida, já vão apresentar sinais de envelhecimento antes dos 30 anos. A partir dos 25, a produção de colágeno diminui e é nessa fase que as alterações do DNA causadas pelo sol começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados anti-envelhecimento. Então vamos por como faixa intermédia começar a usar produtos anti-idade dos 25 aos 30 anos, ou segundo o estado actual da pele. 

A continuação vou falar de 5 princípios activos e 2 cuidados que podem ser a incorporados na nossa rutina de cuidados anti-idade.  

Os 5 Princípios Activos que fazem a diferença no cuidado anti- idade da pele: 

1-Retinol ou vitamina A 



A Vitamina A é um micronutriente pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, podendo ser encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides ou como pró-vitamina em tecidos vegetais, sob a forma de carotenoide. No organismo humano a vitamina A pode ser encontrada de três formas, o retinol, retinal e o ácido retinóico, sendo o último o principal e mais abundante no metabolismo intracelular em mamíferos. -1  Wikipédia

Um estudo divulgado em 2015 pela Universidade de Michigan constata que o uso  de retinol é eficaz no rejuvenescimento da pele. Os benefícios já confirmados da molécula de vitamina A, indicando que ela não só é capaz de suavizar os efeitos danosos da exposição ao sol, como também evita o surgimento de feridas e manchas. Assim, a substância representa um dos mais poderosos ativos contra o envelhecimento – já cientificamente comprovado. Na pele, promove a renovação celular, estimula a formação de colágeno e reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição prolongada ao sol. O resultado é uma pele mais firme e lisa, com linhas de expressão reduzidas.
Alguns dermatologistas podem recomendar, também, o uso do retinol como tratamento para a acné. Em pequenas quantidades, o produto pode ajudar a desobstruir os poros. Assim, quando usado de forma adequada, ele também auxilia na eliminação de cravos e espinhas indesejados, evitando incômodo ou dor.

Nota: 

É importante consultar o dermatologista antes de começar a usar, uma vez que o retinol é fotosensibilizante, é fundamental usar protector solar diario, e os tratamentos com retinol devem ser feitos preferencialmente no inverno. 


2- Vitamina C 

Ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar as espécies reativas de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Em gêneros alimentícios é referido pelo número INS 300. -2 Wikipédia 

Em estudos realizados verificou-se que a vitamina C tem efeito fotoprotetor contra raios UVA e UVB. Desta forma, a vitamina C tópica é um excelente antioxidante da pele. A vitamina C é um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras: ela não somente clareia a pele, mas também inibe a produção da tirosinase, a enzima que cría a pigmentação.
Os cientistas também descobriram que a vitamina C não só é essencial para a construção do colágeno e da elastina, mas pelo facto de iniciar a produção dessas proteínas, o que a torna um potente anti-idade.
A eficácia dos derivados da vitamina C na proteção e promoção na síntese de colágeno, clareamento da pele e inibição da síntese de melanina, podem ser notados por alguns estudos realizados.
Para quem tem a pele sensível, os especialistas recomendam que a pessoa experimente produtos com a forma solúvel da vitamina C, para um teste inicial.

Benefícios dos Cosméticos com Vitamina C: 

1- Uniformizam o tom e aumentam a elasticidade da pele;
2- Hidrata e suaviza as rugas;
3- Combate os radicais livres;
4- Possue propriedades antioxidantes, clareadoras e auxilia a síntese do colágeno.


3- Ácido Hialurónico 




ácido hialurónico é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. De textura viscosa, existe no líquido sinovialhumor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno de numerosos organismos, sendo uma importante glicosaminoglicana (GAG) na constituição da articulação. Esta molécula é a única GAG não sulfatada e possui a capacidade de se associar a proteínas para formar agregados moleculares, mas não forma proteoglicanos. -3 Wikipédia


O ácido hialurónico é acoplado ao colágeno, um grande aliado no combate à perda de volume e rugas causadas pela passagem do tempo. No entanto, é mais durável, que causa menos reações alérgicas e ajuda a eliminar as rugas de uma forma muito mais eficaz. 

O ácido hialurónico é uma substância que se encontra naturalmente no organismo, como parte de numerosos tecidos e órgãos do corpo como a cartilagem ou pele em si. À medida que envelhecemos, a presença dessa substância diminui consideravelmente. De 35 anos a forma do nosso rosto começa a mudar como resultado da diminuição do nosso ácido hialurônico capital. Isso faz com que a perda de volume e firmeza e rugas, e, portanto, o envelhecimento da pele.

A principal característica do ácido hialurónico é a sua grande capacidade de atrair e reter água, então em cosméticos tornou-se um dos ingredientes fetiche para cremes anti-envelhecimento e tratamentos. Em doses elevadas de uso tópico proporciona hidratação para a pele, além de dar uma aparência mais suave e ajudar a preencher pequenas rugas e linhas de expressão.


4- Ácido láctico 


ácido láctico ou lático ( do latim laclactisleite), é um composto orgânico de função mista ácido carboxílico - álcool que apresenta fórmula molecular C3H6O3 e estrutural CH3 - CH ( OH ) - COOH. Participa de vários processos bioquímicos, e o lactato é a forma ionizada deste ácido. Foi descoberto pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele, no leite coalhado. -4 Wikipédia


AHAs (Ácido Láctico ou lático) aplicado tópicamente e regularmente na sua pele, ajuda a reduzir a aparência de envelhecimento e pode ser uma um bom remédio contra linhas finas, rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro causados pelo sol. 
O ácido láctico melhora a textura da pele a través de esfoliação incentivando a pele a "soltar" células mortas, revelando o brilho da pele saudável. Também ajuda a reduzir o aparecimento de cicatrizes de acne, manchas relacionadas com a idade e pigmentação. E ainda ajuda a firmar a flacidez da pele, linhas finas e rugas, promovendo o crescimento de colágeno nas camadas mais profundas da pele.


5-Ácido glicólico 


Ácido glicólico (ou ácido hidroxiacético) é o menor α-hidroxiácido (AHA). É um sólido cristalino incolor, inodoro e higroscópico, sendo altamente solúvel em água. É utilizado em muitos produtos para cuidados com a pele. O ácido glicólico é encontrado em algumas plantas açucareiras.- 5 Wikipédia

Um dos principais benefícios do ácido glicólico é que é um perfeito esfoliante para a pele, portanto não é de estranhar que já se tenha incluído em muitas loções com este objetivo. Permite eliminar todas as células mortas da pele, mas o faz de forma suave e sem danificar a sua estrutura.
É usado como principal ingrediente dos peeling químicos para suavizar a pele, mas principalmente para favorecer a regeneração da mesma. Isso é essencial para a boa saúde da pele e o ácido glicólico acelera este processo, que à medida que envelhecemos vai acontecendo de forma cada vez mais lenta. Lembre-se que em uma pele jovem as células demoram uns 20 dias para se renovar, enquanto na etapa adulta este tempo muda e acontece em 35 dias, aproximadamente.

O colágeno e a elastina são duas proteínas essenciais que trazem firmeza, suavidade e flexibilidade aos tecidos da pele, e por isso é tão importante porque estimular a produção e para minimizar a sua perda com o tempo. O ácido glicólico é um grande aliado para isso, pois reactiva a formação tanto de colágeno como de elastina no corpo e, portanto, aumenta o efeito regenerador da derme.


A propriedade anterior também faz deste um ótimo ingrediente para minimizar os efeitos do envelhecimento da pele. Ajuda a reduzir visivelmente as rugas e linhas de expressão, como por exemplo os pés de galinha, marcas que aparecem na testa ou ao redor dos lábios. Depois de aplicar, o resultado é uma pele muito mais jovem e fresca.


As peles oleosas e com tendência acneica também podem ser beneficiadas com o ácido glicólico, pois é uma ótima ajuda para reduzir o excesso de óleo no rosto e parar o aparecimento de impurezas. Ao restaurar as fibras nos tecidos danificados da pele, permite curar de forma mais rápida a acne, acelerar a cura de feridas e, posteriormente, apagá-las e ocultá-las com eficácia. É por isso que se considera, ainda, uma boa opção para tratar as estrias na pele e reduzir a sua aparência.


Se tiver manchas na pele do rosto, sejam elas fruto da idade, da exposição solar, do consumo de anticoncepcionais, etc., o ácido glicólico pode ajudar a conseguir o seu desaparecimento completo. Pode ser aplicado combinando com algum tipo de substância branqueadora para este fim, eliminando assim as camadas superiores da pele, conseguindo que ela adquira um tom uniforme e bonito.

O peeling com ácido glicólico deve ser realizado sempre por um profissional, pois devem ser utilizadas concentrações específicas para que não acabe sendo irritante para a pele. Pode ser aplicado no rosto, pescoço, decote e mãos nas sessões indicadas pelo especialista; depois deverá realizar uma manutenção em casa à base de cremes ou géis.

 Os 2 cuidados que podem ajudar numa rutina anti-aging: 

1- Rutina de cuidados facial 

Uma rutina definida com constância ajuda muito na prevenção do envelhecimento cutâneo . Aqui no blog tenho vários post onde falo disso, abaixo dei-vos os links a post que vos podem interessar. 


Cuidados com a pele madura I, II, III, IV 





2- Protector solar 

É fundamental usar protector solar todos os dias. Deixo-vos o link ao post onde falo de foto-envelhecimento cutáneo. 

Depende de nós agora escolher os produtos que precisamos e incorporalos a nossa rutina de cuidados. 

Imágenes usadas de pesquisa no Google. 


O Blog Dianamfpires: 

Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.





http://dianamfpires.blogspot.com



Lojas de confiança: 

Cosmética Japonesa


Instagram:@carolinaharume


Cosmética Coreana










Parceria:

Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13
Blog:http://www.flordoorientenatalialima.com.br/

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.  


Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!



Até ao próximo post, sejam felizes!!!

You May Also Like

0 comentários