Ácidos cutáneos

by - 19:32

Diferentes ácidos usados para o cuidado da pele.


O post de hoje é dedicado aos ácidos cutáneos. Depois de ter publicado o post Anti-aging skincare, link aquí, decidi falar um pouco mais sobre acidos, os tipos de acidos, os cuidados...


O que é um ácido? 







Há uma arte no desenvolvimento de formulações de ácidos; esta requer uma compreensão fundamental dos mesmos. Cada ácido tem uma finalidade específica, afectando as células da pele e a regeneração do tecido de maneira única.
Embora alguns ácidos sejam suaves, outros são muito mais intensos, dependendo do seu pH e se é ou não tamponado. Um ácido tamponado tem um pH mais baixo, o que o torna mais ácido e mais capaz de penetrar na pele. Quanto mais próximo o ácido estiver de um pH neutro (6,6-7,3), menos ácido ele será, o que significa que, será menos provável que cause irritações e, também, menos eficaz na pele. Mas claro, isso tudo depende do tamanho da molécula e de sua filia (afinidade química). Então, como escolher o melhor ácido?

Tipos de Ácido: 

Existem básicamente quatro grupos de ácidos que são amplamente utilizados na Indústria de cuidados da pele: os esfoliantes, os hidratantes, os clareadores e os anti-envelhecimento.

1- Os Exfoliantes

Os esfoliantes do tipo AHAs infiltram-se nas células da pele e "afrouxam" as ceramidas, substância semelhante à cola que junta as células. Estes ácidos ajudam a revelar as células mais novas da pele que se encontram sob a superfície da pele morta. Aumenta a renovação celular, permitindo que as novas células venham à superfície e a pele se torne brilhante.

1.1- O ácido glicólico é derivado a partir de cana-de-açúcar e é o ácido mais ampliamente utilizado. Contribui para o rejuvenescimento da pele com uma irritação mínima. Remove as células mortas, suaviza a textura, encolhe os poros, clareia manchas, equilibra as cicatrizes, reduz o aparecimento de rugas e mantém brilhante pele. o Seu tamanho molecular pequeno permite-lhe penetrar paredes celulares e incentivar ativamente a renovação celular.

1.2- O ácido láctico é o melhor para peles sensíveis e no combate aos sinais de envelhecimento. É derivado do leite. Esfolia e suaviza linhas e rugas. Não é tão irritante como o ácido glicólico. Ele penetra facilmente na pele, porque é uma molécula pequena. Aparece em muitos produtos de cuidados da pele, principalmente porque ele fornece benefícios de hidratação.

1.3- O ácido málico é uma versão mais fraca do ácido glicólico. É mais adequado para pessoas com pele muito sensível. Ele solta o vínculo que mantém as células mortas da pele juntos e também fornece benefícios antienvelhecimento.

1.4- O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi (BHA). Apresenta menor risco de irritação, uma vez que é de auto neutralizante. Ele funciona como um esfoliante para remover células da pele descoloridas e damnificadas. Além disso, melhora o tônus e produz um efeito lifting. O ácido salicílico trata a acné, pois seca as manchas que obstruem os poros, soltando a sujeira e óleos que estão presos. Estimula a descamação, a produção do colágeno e elastina, e fornece antioxidantes, suporte antiséptico e antiinflamatorio.


2- Os clareadores

Ácidos L-ascórbico, azelaico, kójico, e mandélico, todos trabalham em um nível mais profundo da pele para deter a produção de melanina e conferir um efeito brilhante.

2.1-  O ácido L-ascórbico é derivado de vitamina C na forma sintética. Benefícios antioxidantes, iluminadores e aumentando o colágeno; é a versão sintética da vitamina C e trabalha para clarear a pele, proporcionando proteção de radicais livres contra o fotodano e elementos do ambiente, como a poluição que danifica a pele.

2.2-  O ácido mandélico é um AHA derivado da hidrólise do extrato de amêndoas amargas que vem sendo largamente utilizado no tratamento da acne, de manchas (inclusive de peles mais morenas) e do envelhecimento. Consegue equilibrar o processo de renovação epitelial por dois mecanismos:


  • Estímulo mecânico ao promover a epidermólise, inicia-se o processo acelerado da renovação epitelial. 
  • Estímulo químico, após a penetração intracelular, ajudando na auto regulação da produção de melanina, e por ação direta nos folículos pilosos e controle da produção sebácea.


2.3- O ácido azelaico é muito útil para cuidados com a beleza e serve para o tratamento de acné e manchas da pele. Ele tem efeito antioxidante e anti-inflamatório, além disso, inibe a tirosinase, interferindo a produção excessiva de melanina, que causa manchas e melasma. Impede também o espessamento excessivo da pele e tem efeito antibacteriano, o que o torna eficaz no tratamento do acné.

2.4- O ácido Kójico age ao inibir a formação da melanina, clareando as manchas existentes e também prevenindo o empioramento da mesmas. Outros atributos citados como vantagens é o fato de o ácido kójico não ser irritante nem fotossensível, podendo ser usado durante o dia e sem fugir do sol devido ao risco de estragar os efeitos previstos.

3- Os Hidratantes

Funciona a um nível mais profundo da pele, de modo a hidratar mais do que os outros. Reduz a perda de água da pele causada pelo processo natural de evaporação, baixas temperaturas, banhos muito quentes ou por procedimientos dermatológicos, como peelings e láser.

3.1- O ácido hialurônico proporciona um efeito hidratante. Permite que a pele retenha a água e é compatível com todos os tipos de pele. É o ingrediente chave em muitos hidratantes e preenchimentos injetáveis. Funciona de forma diferente porque é um ímã de umidade. Mantém as células hidratadas e unidas. Obtém-se um efeito de preenchimento ao injetá-lo. Nos produtos, proporciona a sensação de pele mais macia porque ele retém a umidade do ar para dentro da pele.


4- Os Anti-envelhecimento

Esta categoria inclui o ácido ferúlico, o ácido retinóico e o ácido alfa-lipóico.

4.1- O ácido ferúlico é usado para produzir colágeno na pele e parar danos dos radicais livres. É derivado de sementes e folhas de plantas. O ácido ferúlico é geralmente combinado com outro ingrediente, como retinol ou vitamina C ou E para fornecer proteção extra ao sol e à poluição.

4.2- O ácido retinóico é usado para tratar acné e o envelhecimento da pele. Ele é mais frequentemente usado em níveis que variam 0,025-1%. Derivado da vitamina A, que acelera a produção de colágeno, mantém os poros limpos, acelera a renovação de células da pele e nivela o tom de pele. Embora a descamação da pele seja um efeito colateral desagradável, a renovação celular melhora a aparência da pele, fazendo com que pareça mais jovem. Além disso, a descamação é geralmente temporária. Retinol é um derivado da vitamina A. Além de tratar o envelhecimento induzido por UV e despigmentação, auxilia na síntese de colágeno e estimula a formação de células saudáveis. Pesquisas mostram que o retinol é capaz de oxidar a ácido retinóico através da atividade enzimática, proporcionando as vantagens da vitamina A, sem seus efeitos colaterais. A maioria dos tipos de pele tolera retinol em formulações tópicas e ácidas.


4.3- O ácido alfa-lipóico é utilizado para a proteção de antioxidantes e minimização de rugas. Derivados de plantas, o ácido alfa-lipóico possui grande penetração; isto é, ele pode penetrar em todas as camadas da célula e proporcionar uma considerável proteção contra os radicais livres. Isso ajuda a evitar danos à pele e normaliza os níveis de vitamina E e C, dando à pele um brilho saudável.


Imágenes usadas de pesquisa no Google.

O Blog Dianamfpires: 

Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.





http://dianamfpires.blogspot.com/




Lojas de confiança: 

Cosmética Japonesa


Instagram:@carolinaharume


Cosmética Coreana










Parceria:

Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13
Blog:http://www.flordoorientenatalialima.com.br/

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.  

Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!





Até ao próximo post, sejam felizes!!!

You May Also Like

0 comentários