Cuidados com a pele na adolescência

by - 15:09

A pele na adolescência




O post de hoje está dedicado aos cuidados com a pele durante a adolescência, seguindo um pouco a dinámica de posts no blog. Ja falei de pele madura, cuidados a partir dos 30, achei importante falar dos primeros cuidados que devemos ter com a pele. 
É muito importante cuidar a pele durante a adolescencia, porque muitos dos problemas de pele derivam da falta de cuidados durante esta etapa da nossa vida. 

A adolescência é uma fase incrível na nossa vida, descobrem-se tantas coisas, deixa de ser uma criança e começamos a ter um pouco mais de responsabilidades. Esta fase é a época em que se fazem muitos amigos, começamos a sair e a divertirnos com eles. Mas também é a fase que a pele não fica tão boa, muitas vezes enche-se de espinhas e por isso é necessário ter cuidado.
O problema é que os adolescentes não gostam de se cuidar muito, principalmente os meninos, a fase da adolescência é uma época de rebeldia e por mais que a mãe manda escovar os dentes, lavar o rosto e diminuir a quantidade de maquiagem eles não escutam. Mas ter cuidado com a pele nessa época da vida é fundamental, é tão importante quanto depois de mais velho.
Por isso se estás nessa fase e não gosta de escutar muito a tua mãe mandar para passar o protetor lê este post, irás aprender muito e perceber a importância de cada cuidado com a pele na adolescência.


Mudanças na adolescência: 


Na adolescência acontecem mudança no corpo, ocorre uma explosão de hormonas por todo o corpo e por isso a pele fica com um aspecto bem pior que em outras fases da vida. Começam a aparecer os  pontos negros, espinhas e excesso de oleosidade.
Quando começarem a aparecer alterações no rosto procura um  dermatologista, se começares a cuidar desde cedo o problema será bem menor e provavelmente passará a maior parte da adolescência ileso de todos estes problemas. Quando aparecer as primeiras espinhas vai ao médico e vê o que pode ser feito e os cuidados que deve ter a partir de agora.

Vou-te mostrar os cuidados que precisa ter, mas é o dermatologista que vai mostrar-te os produtos que precisas de usar, qual o melhor para o teu tipo de pele, aqui deixo-te um post a falar um pouco mais das características de cada um. Muitas vezes o adolescente já tem predisposição para ter espinhas e por causa disso precisa de um tratamento mais específico.





Acné: 


O acné é uma doença que afeta os folículos pilossebáceos, esses folículos são formados pela glândula sebácea que é responsável pela produção de gordura da pele. Existem vários graus da acné, pode aparecer por ter origem hereditária e não existe nenhum alimento que favorece o seu aparecimento, mas isso não quer dizer que pode comer chocolate a vontade, vai com calma.
Tipos de acné 

Para combater esse problema é indicado fazer um tratamento, esse tratamento vai depender do grau e quantidade de espinhas que tens, mas normalmente é indicado fazer peeling e limpeza de pele. Vamos conhecer agora como deve ser o cuidado com a pele na adolescência, esse cuidado que vamos mostrar precisa ser diário.



Cuidados diários com a pele na adolescência, que fazemos em casa: 

1- Limpeza da pele 

Realizar a higiene da pele do rosto pelo menos 2 vezes ao dia, de manhã e a noite, com sabonete específico ( suave, de preferência indicado pelo médico). Usar de preferência água fria.


2- Tonificação


Depois de lavar o rosto é importante usar um tónico para restablecer o PH, correcto da pele, que se alterou com a lavagem do rosto. Nesta época a pele tende a estar muito oleosa e é comum o uso de tônicos mais astringentes que controlam a produção de gordura da pele.  

3- Hidratação 

Sim!!! A resposta é sim, mesmo parecendo um contra senso, até a pele mais oleosa precisa de ser hidrata. Só que a textura do creme hidratante que usar-nos será mais gel do que um crema untuoso. Aquí falo da importancia de hidratar a pele.


4- Tratamento prescrito pelo dermatologista 



Dependendo do estado de cada pele, e do grau de acné o dermatologista poderá prescrever cremes específicos para o cuidado facial.


5- Protetor solar

É fundamental usar protector solar todos os dias. Aquí falo do foto-envelhecimento cutáneo.



7- Esfoliação



Aqui, tengo um post onde falo dos diferentes tipos de exfoliantes.


8- Retirar maquiagem  

É fundamental limpar a pele a noite. A maquiagem, o protetor solar se não forem retirados podem obstruir os poros e causar acné. Além de toda a poluição que a pele acumula durante o dia. Por isso é fundamental limpar a pele e deixa-la respirar durante a noite. 




Cuidados extras com a pele feita pelo dermatologista ou em centros estéticos: 



1- Limpeza de pele 




É recomendado fazer uma limpeza de pele em profundidade, para retirar as células mortas e o exceso de sebo da pele. Este tipo de limpeza feito por profissionais vais limpar a pele em profundidade.

2- Peeling 



Os peeling com ácido salicílico são muito úteis para combater o acné. Mas este tipo de peeling são sempre sob indicação do medica, segundo a necessidade de cada um.


Fotos usadas de pesquisa no Google.

O Blog Dianamfpires: 

Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.





http://dianamfpires.blogspot.com



Lojas de confiança: 

Cosmética Japonesa


Instagram:@carolinaharume


Cosmética Coreana










Parceria:

Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13
Blog:http://www.flordoorientenatalialima.com.br/

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.  

Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!





Até ao próximo post, sejam felizes!!!





You May Also Like

0 comentários