Post de opinião

by - 08:14

Auto aceitação 



Hoje decidi falar de auto aceitação, porque acho que é algo que muitas vezes nos falta. Demorei muitos anos a estar em paz comigo. Hoje, aceito-me da forma que sou, tenho noção das minhas qualidades, mas sobretudo aceito os meus defeitos sem me castigar. Muitas vezes digo que eu sou assim, um ser estranho, muito por causa dos meus defeitos. Não que tenha orgulho das coisas mais chatas da minha forma de ser, mas são estas que me fazem única. "Somos seres únicos e irrepetibles". 

O que é auto aceitação?

Ter consciência da pessoa que tu és, com todas as tuas qualidades e limitações. Aceitar-te não é resignar-se. Toma consciência de que todas as tuas características, positivas e negativas, fazem parte de ti.

Por que as pessoas sentem dificuldade para se aceitar? 

Existe diálogo interno, que fazemos a nosso respeito. E geralmente esse diálogo não tem um bom tom. Vem carregado de  críticas pessoais, que fazem com que a autoestima fique mais baixa.
Por exemplo:
“você não vai conseguir” –  "não vou dar conta disso” – “nunca faço nada certo” sou é burra”, etc…
Esse tipo de discurso interior vai minando a sua auto aceitação. Desestimulando-te aos poucos, através desses julgamentos e comentários negativos de si mesma.

Autoestima

Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau.[1] A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo: triunfo/desespero, orgulho/vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: assertividade/temeridade, confiança/cautela) -1 https://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima


Como construir um diálogo interior positivo? 

Para conquistar a autoaceitação, é necessário aprender a negociar com tua mente, construindo diálogos positivos, para transformar a tua voz interior crítica e depreciativa, numa voz mais amiga e incentivadora. Atitudes de afeto e de boa vontade consigo mesma, farão-te  gostar mais de ti.


5 tips para conseguir uma melhor auto aceitação: 

1 – Pare de te comparar.
Comparar seu potencial consigo mesma pode ser mais produtivo do que a comparação com outras pessoas.

2 – Pare de dar ouvidos à opinião dos outros
As opiniões alheias, mesmo as das pessoas que tu mais respeitas, podem ser subjetivas. Não muda a tua essência para agradar ninguém. Cada vez que te isolas para agradar outra pessoa, tu satisfazes os interesses dela, mas os teus, ficam de lado.
Acredito que a melhor parte da história da Humanidade foi escrita por pessoas que tiveram coragem de confrontar opiniões.

3 – Troque o vitimismo pela responsabilidade
Temos plena consciência de que somos as principais responsáveis pelas coisas que acontecem na nossas vidas e que somos responsáveis pelas escolhas que fazemos e que moldam a pessoa que somos e podemos ser.

4 – Pratique o autoconhecimento
Conhecer-se, é o primeiro passo para tomar consciência das atitudes destrutivas que temos e muda-las.
O autoconhecimento pode apresentar imperfeições que tu não identificaria sem este processo, mas acredito que proporcionaria maiores condições de estabelecer uma autoestima saudável.

5 – Mantenha uma atitude positiva em relação a ti
A única maneira de mudarmos a percepção que temos de nós mesmos é mudando a forma como fazemos a nossa autocrítica. Isso só nós podemos fazer.
Procure prestar atenção nas pequenas atitudes destrutivas e enfrente-as com palavras de amor próprio.
Lembre-se de que é perfeita através de sua imperfeição.
Veja suas deficiências e limitações como ponto de partida para mudanças, visando seu aperfeiçoamento e evolução com ser humano.


Por isso é importante saber como somos e se queremos mudar. Não mude pelos outros, mude se sentir necessidade de o fazer, para crescer como pessoa. Temos a oportunidade de viver como queremos, segundo os nossos valores e a nossa cultura. Acredito que temos a responsabilidade de fazer que esta vida valha a pena. É um privilégio estar aqui e fazer parte deste caos, por isso é importante estar em paz conosco e com a vida.

Eu acredito que a vida é o melhor presente que podemos ter, nascemos para superarnos, para crecer, para aprender. A vida não é fácil, eu falo do ponto de vista de uma pessoa, que mesmo tendo os seus dias menos bons, teve a sorte de ter uma vida tranquila. Sei que muitas vezes as teorias ficam tontas quando a realidade é difícil.

O mais importante é sermos felizes, não apenas por momentos, mas conseguir estar em paz com a vida. Só assim vale a pena fazer esta estrada que é a vida. 

Deixo-vos com um poema inspirador de Marwan:


Imágens usadas de pesquisa no Google. 

Inscrevam-se no blog para que este continue a crescer.


O Blog Dianamfpires: 

Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.





http://dianamfpires.blogspot.com/




Lojas de confiança: 

Cosmética Japonesa


Instagram:@carolinaharume


Cosmética Coreana










Parceria:

Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.

http://www.flordoorientenatalialima.com.br/viajens/lisboa-o-que-visitar/

Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!


Até ao próximo post, sejam felizes!!!!

You May Also Like

0 comentários