Pele do corpo

by - 16:31

Cuidados diários para a pele do corpo



O post de hoje completa ou outros dedicados aqui no blog,  a pele das mãos, dos pés, lábios, para não falar de todos os posts dedicados ao cuidado facial. Confesso que as vezes me da preguiça de colocar creme depois do banho, mas é fundamental não esquecer da pele do corpo. A higiene corporal e os cuidados com o corpo são fundamentais para a nossa saúde e bem-estar. Uma boa rotina diária ajuda a restaurar o equilíbrio natural da pele e a mantê-la saudável.

3 etapas básicas para cuidar da pele do corpo diariamente: 

 1-Limpar





A limpeza profunda é o primeiro passo eficaz. A limpeza remove a sujidade, o sebo, o suor e outros resíduos, mantendo a pele limpa e saudável. 

Porquê limpar?

A razão fundamental de limparmos o corpo centra-se na remoção da sujidade, do suor e para manter a pele limpa e saudável, prevenindo o odor corporal. Os duches e os banhos de imersão também desempenham um papel importante no nosso bem-estar geral, ajudando-nos a sentir revigorados e relaxados.

Como limpar?

Uma forte consciência de higiene, combinada com os actuais estilos de vida activos, têm aumentado a frequência de limpeza. A exposição excessiva à água, bem como aos produtos de limpeza agressivos, pode secar a pele e enfraquecer a sua função protectora da barreira. 

Sugestões de limpeza que vão ajudar a manter a pele saudável:

⇒Reduza o tempo no banho e a temperatura da água: água quente e banhos longos removem os óleos da pele;
⇒Escolha um produto de limpeza suave para a pele;
⇒Massaje, em vez de esfregar, a pele seca para que retenha um pouco de hidratação (produtos à base de óleo são mais eficazes quando aplicados na pele húmida);
⇒Escolher o produto de limpeza apropriado.

Como escolher um sabonete líquido ou produto de limpeza:

⇒Seja suave com a pele e não seque a pele;
⇒Tenha um pH que corresponda ao da pele saudável e que contenham componentes de reposição de lipídios. Isto não só compensa a perda de lipídios, mas garante que menos lipídios serão perdidos durante a limpeza;
⇒Seja formulado para o seu tipo de pele específico e preocupação. Tenha sido exaustivamente testado e, de preferência, compatível com a pele sensível. Quando a função barreira da pele é prejudicada verifica-se o aumento da sensibilidade e está mais propensa a secar, às infecções e às reacções alérgicas.


2-Cuidar


Aplique produtos de cuidado hidratantes e de reparação da pele. Use um creme ou uma loção para hidratar o corpo, depois de limpo e eventuais tratamentos de pele específicos (tais como a secura).

Porquê cuidar?

Os produtos de cuidado devem hidratar e reparar a pele, evitando a secura da pele. A hidratação não só aumenta a quantidade de água na pele, como também protege e estimula a descamação (o processo pelo qual a pele elimina células mortas), deixando-o suave, macia e confortável. Muitos produtos de cuidado também se centram em condições específicas.

Os produtos de cuidado também podem ser usados para direccionar e tratar questões específicas da pele. Por exemplo, a pele muito seca é causada pelo facto de a função barreira da pele estar prejudicada. Os produtos de cuidados podem ajudar a resolver este problema, restaurando os lipídios perdidos para ajudar a reparar a pele.

Como cuidar:

Os produtos de cuidado devem ser aplicados depois de limpar a pele e sobre a pele limpa, para absorverem os ingredientes activos. A hidratação regular depois do banho vai ajudar a manter a pele hidratada e saudável

Como escolher um hidratante corporal:

⇒tenha sido formulado para o seu tipo de pele;
⇒tenha sido exaustivamente testado e idealmente provado como compatível com a pele sensível.


 3-Proteger




A protecção solar é importante nos dias em que a pele vai ser exposta aos UV nocivos: a principal causa do envelhecimento prematuro da pele. A pele do corpo não é exposta aos UV tão frequentemente como a pele do rosto, de modo que este não é um passo diário essencial, mas deve ser incluído na rotina de cuidados, quando apropriado.



Porquê proteger?

Uma pequena dose de luz solar pode influenciar de forma positiva o nosso humor, o sol é fundamental para a síntese de vitamina D. Mas apanhar sol sem proteção solar só contribui para o foto-envelhecimento cutâneo
Aplique o protector solar, de preferência antes de ir para o sol: o produto precisa de tempo para se espalhar uniformemente sobre a pele. Reaplique regularmente, especialmente após o banho e secar com a toalha.

O corpo é capaz de produzir os seus próprios mecanismos de protecção contra os efeitos negativos da radiação UV - pigmentação, camadas externas da pele mais espessas, produz antioxidantes e a produção de substâncias de protecção UV, como o ácido urocânico. Mas a pele precisa de tempo e de pequenas doses de UV para ser capaz de proteger e de absorver a protecção adicional.

A exposição aos UV é uma das principais causas do envelhecimento prematuro da pele e pode levar a alterações patológicas da pele - no pior dos casos a cancro de pele. A aplicação de um creme ou loção com Fator de Proteção Solar (FPS) é altamente recomendada para proteger o corpo quando é exposto aos UV.

Como proteger:

O protector solar deve ser aplicado depois do seu creme normal. Aplique-o bem antes da exposição ao sol para que a pele tenha tempo de absorver os ingredientes activos. Reaplique o produto regularmente ou conforme a orientação da embalagem. Leia mais sobre como usar o protector solar correctamente.

Quais os protectores solares adecuados para o meu corpo?

A escolha do factor de protecção solar depende da pigmentação e da sensibilidade da pele, assim como, do seu tipo de pele. Depende também da época, do nível e da duração da exposição solar que o seu corpo vai ter. 


Imágenes usadas de pesquisa no Google.

Sigam-me nas redes sociais: 

Instagram: @dianamfpires
Facebook:@afarmaciajaponesa 
Tumblr: dianapires
Printerst: Diana Pires
Twitter:@dianamfpires

O Blog Dianamfpires: 

Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.



http://dianamfpires.blogspot.com



Lojas de confiança: 

Cosmética Japonesa



Instagram:@carolinaharume


Cosmética Coreana











Parcerias:

Natalia Lima

Instagram:@flor_do_oriente13
Blog:http://www.flordoorientenatalialima.com.br/

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.  

http://www.flordoorientenatalialima.com.br/resenhas/resenha-protetor-solar-solar-de-manga-tonymoly-mild-sun-block/

Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!





Natalia Arasaki

Instagram:@natalia_arasaki
Canal Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCm2AMgf5k4CGv1O-HynpKBw
Blog: http://nataliaarasaki.blogspot.jp/

Deixo-vos o último vídeo da Natália Arasaki , vão ver!!!



Até ao próximo post, sejam feliz!!!

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu devia cuidar mais e proteger.
    Não tenho muita paciência para usar esses produtos.
    Mas sei que só fazia bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Diana, eu às vezes também tenho pouca paciência para o fazer. Uma dica para hidratar a pele é usar algum óleo na pele humida e deixar secar, assim já n é preciso passar hidratante. Obrigado por comentar! ����

    ResponderEliminar