O meu trabalho
Enfermeira em Geriatría
![]() |
1 |
No post de hoje falo-vos do meu trabalho e uma das minhas grandes paixões, cuidar idosos.
Quando acabei o meu curso de enfermagem nunca diria que a Geriatría seria a minha área de escolha para trabalhar. Saí de Portugal a procura de trabalho, e estes últimos 9 anos dediquei-me a trabalhar com idosos.
![]() |
2 |
Ser enfermeira geriatra é algo difícil de descrever com palavras, (devo dias com este post encalhado), porque é difícil explicar sentimentos e motivações. Neste tempo de trabalho aprendi, que ser enfermeira é sem duvida " Uma Arte e uma Ciencia", tal como qualquer outra profissão, temos o nosso conhecimento sistematizado, mas a arte revela-se em áreas como a geriatría. Todos envelheceremos, todos seremos idosos, cuidar deles sem duvida a mim, enche-me o coração.
A velhice é difícil, é "injusto" perder as nossas capacidades, a memoria, a independencia e a nossa autonomia. Por isso, cuidar quem está a passar por este processo é um ato de amor e dedicação. É algo que te prende, algo que não se consegue explicar. É preciso gostar muito de trabalhar com pessoas idosas, eu comecei e nunca fui capaz de mudar.
Porque não mudo de área?
Porque a Geriatría mudou a minha forma de entender a vida e o ser humano. Somos frágeis, nascemos, desenvolvemos todas as competencias e aptidões como seres humanos, conquistamos autonomia e independencia, e quando chegamos a velhos perdemos tudo... Durante muitos anos tive medo de como seria quando eu seja velhinha, agora confio-o que existira alguma enfermeira ou uma auxiliar com o coração imenso, como as que tenho no meu equipo. Porque os que trabalhamos nesta área devemos ter coração, paciencia, amor, bondade, empatia, disponibilidade, entrega ... Eu com o tempo passei de ser um ser impaciente a conseguir desenvolver uma paciencia infinita.
O que mais gosto do meu trabalho?
Eu diria que a possibilidade de conhecer as historias de vida de todos os pacientes que tive a oportunidade de cuidar. Os laços de afecto que se desenvolvem com as familias e com os pacientes. O dia a dia de conviver com pessoas que lhes sobra experiencia de vida. Que mal te olham sabem se tens um bom ou um mal dia. O amor que se respira quando cuidas de outra pessoa.
O que mais custa no meu trabalho?
A morte, sim é algo quase normal no meu trabalho, ver morrer alguém toca-te. Lembro-me de todos os pacientes que me morreram nos braços, infelizmente foram algum. Mas também sabemos que em algum momento da nossa vida ela chegara. Ao viver a morte tão de perto aprendi a não ter medo.
![]() |
3 |
Depois destes anos a trabalhar sempre no mesmo lar, aproveito este post para agradecer a todas as "Cuidadoras" que trabalham comigo por terem feito de mim a enfermeira que sou hoje. Aprendi muitas coisas com elas, aprendi a ser melhor pessoa. Até aprendi a não ser tão mal humorada. Por isso colegas obrigado por serem os meus olhos e as minhas mãos quando eu não consigo chegar a tudo.
Imagens 1, 2 e 3 de pesquisa no Google.
Sorteio:
Sorteio a decorrer no blog pelo primeiro aniversário, deixo link ao post para poderem participar e ganhar este kit de cosméticos japoneses.
Parceira:
Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDdUpOFP46mNC9lUNU01LGA
Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.
http://www.flordoorientenatalialima.com.br/look/look-macacao-floral/
http://www.flordoorientenatalialima.com.br/look/look-macacao-floral/
Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!
Ate ao próximo post, sejam felizes!!!
24 comentários
Tudo o que envolva hospitais não é trabalho fácil. Tal como veterinários. Acho que é um trabalho que puxa muito pelo lado emocional. no entanto deve ser um orgulho podermos ajudar alguém. Tem prós e contras.
ResponderEliminarExcelente post
Beijinhos
www.porilamposemarte.com
Obrigado Sofia! É duro mas é gratificante ao mesmo tempo! 😘😜
EliminarAcredito que trabalhar nesta área seja uma grande aprendizagem e ao mesmo tempo gratificante!
ResponderEliminarGostei muito do post :)
Beijinhos <3
www.losingmamind.blogspot.pt
É fantástico. Mesmo com os lados mais negativos sou incapaz de mudar de área, sou apaixonada pelo que faço, cada dia chego a casa com o coração cheio por poder ajudar. De certa forma tenho a grande sorte de ter uma profissão que me motiva é que me enche. Sou muito feliz com o meu trabalho.
EliminarAcabei agora o segundo ano de Enfermagem e estou bastante ansiosa em relação ao estágio. Ao ler isto fiquei ainda mais motivada! É tão bom ter gente que ama o que faz!
ResponderEliminar19like.wordpress.com
Minha queria ser enfermeira leva-se no sangue, algo que não se explica. Todos estar morta, mas se te telefonam para mais um turno nunca dizes que não. Adoro o meu trabalho, acho que não seria outra coisa nesta vida. Tenho a grande sorte de fazer o que gosto e que cuidar para mim seja uma das paixões da minha vida. Por isso boa sorte para o resto do curso, aprende muito porque depois tudo faz falta, mesmo que não te pareça. 😝
EliminarGostei mesmo muito deste post!
ResponderEliminarNão tens uma profissão nada mas nada fácil, digo-te que nunca na vida teria aptidão para tal pois se há duas coisas que me metem medo é a morte e a velhice, pode parece estúpido mas sempre disse que não queria ser velha, ou pelo menos, ter de depender de alguém, faz-me mesmo muita impressão pensar em perder a minha independência.
Parabéns pelo teu trabalho, a sério! <3
beijinhos
Entendo os teus medos, todos temos medo de envelhecer e perder autonomia. Mas faz parte do nosso processo vital. 😜😘
EliminarConfesso que não seria trabalho para mim pois custa-me imenso, ainda para mais nos dias de hoje não aproveitamos nada da nossa vida e quando reparamos já estamos velhotes e cansados. Gosto muito de conversar com pessoas idosas, porque as histórias são espectaculares e fico sempre a conhecer um pouco mais de cada pessoa. Ainda bem que gostas do teu trabalho, isso é realmente importante!
ResponderEliminarBeijinhos,
Dezassete
As pessoas idosas são um poço de sabedoria! Tenho muita sorte de adorar o que faço! 😘
EliminarÉ umas das mais lindas áreas profissionais. Eu por vezes penso em trabalhar com idosos voluntariamente. Mas não tenho estrutura emocional pars tal. Sou muito apegada a emoções e sofro imenso com isso. Não iria tolerar cada partida, iria me destroçar. Parabéns pela força, dedicação e profissionalismo. Adorei saber um pouco a sua história.
ResponderEliminarBeijinhos!!!
#bloggersqueinteragem
www.lifeenthusiastblog.com
Obrigado Lanne! 😜😘
Eliminarés uma pessoa extraordinária louvo o trabalho de todos os enfermeiros e o teu trabalho é fundamental tenho certa que para muitos idosos tu és a única companhia :/ infelizmente
ResponderEliminarbeijinhos, Akira do Viver num t0
Obrigado pelas palavras Akira! Sim às vezes infelizmente somos nós os profissionais a única companhia!
EliminarContinua com o teu trabalho e a lutar sempre pelos teus objetivos. É muito gratificante ver que ainda existem pessoas assim, dedicadas :) beijinhos
ResponderEliminarwww.margarida.in
Muito obrigado Ana!
EliminarGreat post, Dear! And video! ❤️
ResponderEliminarI'd be happy friendship blogs ♥️ Subscribe to your Blogger
Julia Shkvo
Thanks Julia!😘😜
EliminarTens um emprego tão bonito Diana e fico feliz que te sintas tão preenchida com ele. Adorei <3
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE
Onbrigado Cátia! 😘😝
EliminarUau tens um emprego tão bom em vários sentidos :) Muito bem
ResponderEliminarBeijinhos
Blog ChocoPink / Instagram / Facebook
Obrigado Tania! Gusto mto do que faço!
EliminarÉs, sem dúvida, uma pessoa especial por pensares assim.
ResponderEliminarObrigado Diana.
ResponderEliminar