Componentes de um cosmético
Fórmula
No post de hoje, apresento-vos os componentes que estão na fórmula de um cosmético. Eu com o tempo aprendi a ler e ver com atenção as etiquetas dos cosméticos, por várias opções pessoais que faço. Não gosto de usar derivados de petróleo no meu cuidado facial, evito as siliconas para os produtos que uso no cuidado do meu cabelo. São opções pessoais que tomei, por isso quando faço uma review de um produto, sempre apresento a lista de ingredientes.
Todas as fórmulas, tradicionais e modernos, têm uma base comum:
⇒ os ingredientes/substância ativos;
⇒ os excipientes ou veiculo ;
⇒ os aditivos;
⇒ os correctores.
As substâncias activas são os componentes que formam o que a "estética" diz que faz. É a atividade dos ingredientes (hidratante, reafirmante, regenerante) que dá resultados visíveis e que também determina o preço dos cosméticos (depois de publicidade e pesquisa, é claro). Estes ingredientes activos podem ser de origem vegetal ou de origem sintética, mineral, animal (de laboratório).
O excipiente é o componente que dá forma ao cosmético, explico!!!,as substâncias activas tem que se combinar com outro produto para que o seu efeito seja o desejado, porque aplicadas puras podem não ser tão benéficas para a pele. Os laboratories escolher o veículo para fazer um creme, espuma, etc. Nós a isto chamamos textura do produto. O ingrediente principal do excipiente é água (60-90%), mas também de álcool e os produtos petroquímicos. Exemplos os óleos essenciais, vaselina, parafina, etc. Eles não agregar valor ao papel do cosmético: para não ser confundido com os ingredientes ativos. Muitos problemas de alergia derivam do transportador.
Os Correctores ajudam na estabilização da fórmula. Permitem que o cosmético produzido esteja na textura desejada pelo fabricante.
Os aditivos, é claro: corantes, conservantes, perfume. A batalha atual é reduzir estes aditivos em favor de outros menos agressivo, para o deleite de pele sensível.
O que faz um cosmético é melhor do que outro?
A eficácia está na qualidade do excipiente e a percentagem de ingredientes activos que raramente
excedem 3% da fórmula: os ingredientes activos são o componente caro do produto.
O facto de as fórmulas ocidentais não chegarem a este 3% de activos, foi um dos motivos pelos quais comecei a consumir cosmética coreana e japonesa, porque as percentagens existentes nas fórmulas orientais é um pouco mais elevada.
Imagens utilizadas de pesquisa no Google.
Sigam-me nas redes sociais:
Instagram: @dianamfpires
Tumblr: dianapires
Printerst: Diana Pires
Twitter:@dianamfpires
Twitter:@dianamfpires
O novo blog:
Porque não era complicado gestionar um blog, decidi lançar-me na criação de outo. Este mais pessoal, mais dedicado as reflexões e a escrita, que tanta falta me está a fazer.
http://dianamfpires.blogspot.com
Lojas de confiança:
Instagram:@carolinaharume
Parcerias:
Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCDdUpOFP46mNC9lUNU01LGA
Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!
Natalia Arasaki
Instagram:@natalia_arasaki
Canal Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCm2AMgf5k4CGv1O-HynpKBw
Blog: http://nataliaarasaki.blogspot.jp/
Blog: http://nataliaarasaki.blogspot.jp/
Deixo-vos o último vídeo da Natália Arasaki , vão ver!!!
Até ao próximo post, sejam feliz!!!
0 comentários