O meu trabalho

by - 10:30

Enfermeira em Geriatría 

1


No post de hoje falo-vos do meu trabalho e uma das minhas grandes paixões, cuidar idosos. 
Quando acabei o meu curso de enfermagem nunca diria que a Geriatría seria a minha área de escolha para trabalhar. Saí de Portugal a procura de trabalho, e estes últimos 9 anos dediquei-me a trabalhar com idosos. 

2


Ser enfermeira geriatra é algo difícil de descrever com palavras, (devo dias com este post encalhado), porque é difícil explicar sentimentos e motivações. Neste tempo de trabalho aprendi, que ser enfermeira é sem duvida " Uma Arte e uma Ciencia", tal como qualquer outra profissão, temos o nosso conhecimento sistematizado, mas a arte revela-se em áreas como a geriatría. Todos envelheceremos, todos seremos idosos, cuidar deles sem duvida a mim, enche-me o coração. 

A velhice é difícil, é "injusto" perder as nossas capacidades, a memoria, a independencia e a nossa autonomia. Por isso, cuidar quem está a passar por este processo é um ato de amor e dedicação. É algo que te prende, algo que não se consegue explicar. É preciso gostar muito de trabalhar com pessoas idosas, eu comecei e nunca fui capaz de mudar.

Porque não mudo de área? 

Porque a Geriatría mudou a minha forma de entender a vida e o ser humano. Somos frágeis, nascemos, desenvolvemos todas as competencias e aptidões como seres humanos, conquistamos autonomia e independencia, e quando chegamos a velhos perdemos tudo... Durante muitos anos tive medo de como seria quando eu seja velhinha, agora confio-o que existira alguma enfermeira ou uma auxiliar com o coração imenso, como as que tenho no meu equipo. Porque os que trabalhamos nesta área devemos ter coração, paciencia, amor, bondade, empatia, disponibilidade, entrega ... Eu com o tempo passei de ser um ser impaciente a conseguir desenvolver uma paciencia infinita. 

O que mais gosto do meu trabalho?

Eu diria que a possibilidade de conhecer as historias de vida de todos os pacientes que tive a oportunidade de cuidar. Os laços de afecto que se desenvolvem com as familias e com os pacientes. O dia a dia de conviver com pessoas que lhes sobra experiencia de vida. Que mal te olham sabem se tens um bom ou um mal dia. O amor que se respira quando cuidas de outra pessoa. 

O que mais custa no meu trabalho? 

A morte, sim é algo quase normal no meu trabalho, ver morrer alguém toca-te. Lembro-me de todos os pacientes que me morreram nos braços, infelizmente foram algum. Mas também sabemos que em algum momento da nossa vida ela chegara. Ao viver a morte tão de perto aprendi a não ter medo.  

3

Depois destes anos a trabalhar sempre no mesmo lar, aproveito este post para agradecer a todas as "Cuidadoras" que trabalham comigo por terem feito de mim a enfermeira que sou hoje. Aprendi muitas coisas com elas, aprendi a ser melhor pessoa. Até aprendi a não ser tão mal humorada. Por isso colegas obrigado por serem os meus olhos e as minhas mãos quando eu não consigo chegar a tudo. 


Imagens 1, 2 e 3 de pesquisa no Google. 

Sorteio:

Sorteio a decorrer no blog pelo primeiro aniversário, deixo link ao post para poderem participar e ganhar este kit de cosméticos japoneses. 


 Inscrevam-se no blog para que este continue a crescer.


Parceira: 

Natalia Lima
Instagram:@flor_do_oriente13

Deixo-vos o link ao último post do Blog da Natália.
http://www.flordoorientenatalialima.com.br/look/look-macacao-floral/

Deixo-vos o último vídeo da Natália Lima , vão ver!!!


Ate ao próximo post, sejam felizes!!!

You May Also Like

24 comentários

  1. Tudo o que envolva hospitais não é trabalho fácil. Tal como veterinários. Acho que é um trabalho que puxa muito pelo lado emocional. no entanto deve ser um orgulho podermos ajudar alguém. Tem prós e contras.
    Excelente post

    Beijinhos
    www.porilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia! É duro mas é gratificante ao mesmo tempo! 😘😜

      Eliminar
  2. Acredito que trabalhar nesta área seja uma grande aprendizagem e ao mesmo tempo gratificante!
    Gostei muito do post :)
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É fantástico. Mesmo com os lados mais negativos sou incapaz de mudar de área, sou apaixonada pelo que faço, cada dia chego a casa com o coração cheio por poder ajudar. De certa forma tenho a grande sorte de ter uma profissão que me motiva é que me enche. Sou muito feliz com o meu trabalho.

      Eliminar
  3. Acabei agora o segundo ano de Enfermagem e estou bastante ansiosa em relação ao estágio. Ao ler isto fiquei ainda mais motivada! É tão bom ter gente que ama o que faz!

    19like.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha queria ser enfermeira leva-se no sangue, algo que não se explica. Todos estar morta, mas se te telefonam para mais um turno nunca dizes que não. Adoro o meu trabalho, acho que não seria outra coisa nesta vida. Tenho a grande sorte de fazer o que gosto e que cuidar para mim seja uma das paixões da minha vida. Por isso boa sorte para o resto do curso, aprende muito porque depois tudo faz falta, mesmo que não te pareça. 😝

      Eliminar
  4. Gostei mesmo muito deste post!
    Não tens uma profissão nada mas nada fácil, digo-te que nunca na vida teria aptidão para tal pois se há duas coisas que me metem medo é a morte e a velhice, pode parece estúpido mas sempre disse que não queria ser velha, ou pelo menos, ter de depender de alguém, faz-me mesmo muita impressão pensar em perder a minha independência.

    Parabéns pelo teu trabalho, a sério! <3

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo os teus medos, todos temos medo de envelhecer e perder autonomia. Mas faz parte do nosso processo vital. 😜😘

      Eliminar
  5. Anónimo27/7/17

    Confesso que não seria trabalho para mim pois custa-me imenso, ainda para mais nos dias de hoje não aproveitamos nada da nossa vida e quando reparamos já estamos velhotes e cansados. Gosto muito de conversar com pessoas idosas, porque as histórias são espectaculares e fico sempre a conhecer um pouco mais de cada pessoa. Ainda bem que gostas do teu trabalho, isso é realmente importante!

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas idosas são um poço de sabedoria! Tenho muita sorte de adorar o que faço! 😘

      Eliminar
  6. É umas das mais lindas áreas profissionais. Eu por vezes penso em trabalhar com idosos voluntariamente. Mas não tenho estrutura emocional pars tal. Sou muito apegada a emoções e sofro imenso com isso. Não iria tolerar cada partida, iria me destroçar. Parabéns pela força, dedicação e profissionalismo. Adorei saber um pouco a sua história.

    Beijinhos!!!
    #bloggersqueinteragem

    www.lifeenthusiastblog.com

    ResponderEliminar
  7. és uma pessoa extraordinária louvo o trabalho de todos os enfermeiros e o teu trabalho é fundamental tenho certa que para muitos idosos tu és a única companhia :/ infelizmente
    beijinhos, Akira do Viver num t0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Akira! Sim às vezes infelizmente somos nós os profissionais a única companhia!

      Eliminar
  8. Continua com o teu trabalho e a lutar sempre pelos teus objetivos. É muito gratificante ver que ainda existem pessoas assim, dedicadas :) beijinhos

    www.margarida.in

    ResponderEliminar
  9. Great post, Dear! And video! ❤️
    I'd be happy friendship blogs ♥️ Subscribe to your Blogger
    Julia Shkvo

    ResponderEliminar
  10. Tens um emprego tão bonito Diana e fico feliz que te sintas tão preenchida com ele. Adorei <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  11. Uau tens um emprego tão bom em vários sentidos :) Muito bem
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  12. És, sem dúvida, uma pessoa especial por pensares assim.

    ResponderEliminar